Na tarde desta sexta 13/01 – a Secretária de Educação de Pernambuco – Ivaneide Dantas – declarou, em reunião com a Senadora Thereza Leitão sobre sua ciência referente a situação dos aprovados do concurso SEE-PE edital 2022. Segundo a Secretária, o novo governo pretende fazer as convocações tão logo seja concluído o mapeamento por escola. Feito o mapeamento, o Governo terá uma noção sobre como irá ocorrer a distribuição/lotação dos aprovados.
De modo geral, a fala animou parcela otimista dos aprovados – que elogiaram a Senadora Thereza por ter providenciado o encontro em busca de informações. Os céticos, todavia, consideraram a fala da Secretária genérica, pois não foi definido um cronograma ou se estipulou dada para iniciar as convocações. “Chega informações vagas” – declarou um concurseiro no perfil da SEE-PE. “Em que pé está esse mapeamento ?” questionou outro candidato. “Ele já começou?” concluiu.
No instagram – fotos da reunião entre Thereza Leitão e a Secretária Ivaneide Dantas foram publicadas. No seu perfil, Thereza colocou que o mapeamento está em processo. Não foi dado mais detalhes.
Curioso a fala da Secretária porque o mapeamento inicial é feito quando se faz o estudo da viabilidade do concurso. Além disso, cada candidato sabe mais ou menos onde deverá ser sua lotação, pois o dado foi necessário durante a inscrição do concurso. Se o portal da transparência do Estado estiver atualizado, o levantamento da distribuição dos contratados é dado em minutos. É de conhecimento a existência de mais de 17 mil contratos temporários. A propósito, esse mapeamento deveria ter sido feito durante a transição. Parece que não foi prioridade. Para completar, até o momento, a Governadora Raquel Lyra não deu qualquer declaração sobre o Concurso.