Ícone do site Jaula Cursos

Assembleia Legislativa da Paraíba aprova requerimento para novo edital de concurso PM PB com 7.500 vagas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, recentemente, um requerimento solicitando novo edital de concurso para a Polícia Militar da Paraíba (PM PB). De acordo com o documento, o objetivo é o provimento de 7.500 vagas para reforçar o efetivo da corporação no estado.

O deputado Taciano Diniz, autor do requerimento, argumenta que a Polícia Militar da Paraíba possui pouco mais de 7 mil homens e mulheres em atividade, quando o ideal seria o efetivo de 15 mil policiais para atender à demanda da população. Além disso, ele ressalta que diversos batalhões estão operando abaixo da capacidade, o que deixa várias cidades sem a presença de policiais.

Vale lembrar que o documento é apenas um requerimento, e que ainda não há confirmação de que o novo edital ofertará as 7.500 vagas solicitadas. O governo estadual deverá se manifestar em breve sobre o requerimento aprovado na ALPB.

Por enquanto, o governo anunciou a realização de um novo concurso com a oferta de 900 vagas para o cargo de soldado e 200 vagas para o Corpo de Bombeiros. O edital está previsto para ser publicado em maio de 2023, com as provas objetivas marcadas para os meses de agosto e setembro do mesmo ano.

Para concorrer às vagas na Polícia Militar da Paraíba, é preciso preencher alguns requisitos, como possuir nível médio de formação, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos, e estatura mínima de 1,60 m (homens) e 1,55 m (mulheres).

O último concurso PM PB foi realizado em 2018 e ofereceu 900 vagas para o cargo de Soldado Combatente. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, exame psicológico, exame de saúde, exame de aptidão física e avaliação social. As provas objetivas cobraram conhecimentos em língua portuguesa, raciocínio lógico, geografia e história da Paraíba, noções básicas de informática, e noções de direito e sociologia.

Fonte: Folha Dirigida.

Sair da versão mobile