Ícone do site Jaula Cursos

Cerca de 900 candidatos têm pedidos de isenção no concurso da UFAPE negados: entenda motivos

No processo seletivo da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), certa de 900 candidatos tiveram seus pedidos de isenção de taxa de inscrição negados, segundo relatório divulgado pela Banca Access. O concurso, que visa o provimento de vagas na Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, teve mais de 3.000 pedidos de isenção aceitos.

A isenção total do valor da taxa de inscrição é concedida apenas para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593/2008, pelo Decreto nº 11.016/2022 e pela Lei nº 13.656/2018. O Decreto nº 6.593/2008 regulamenta a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Executivo federal.

De acordo com o Decreto, a isenção pode ser solicitada por candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda. O processo de solicitação inclui a apresentação do Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico, bem como uma declaração de que o candidato atende à condição estabelecida.

O órgão ou entidade executor do concurso público deve consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelos candidatos. O não cumprimento das condições estabelecidas no decreto pode levar ao indeferimento do pedido de isenção.

O relatório da Banca Access apresenta justificativas para os pedidos de isenção negados. Alguns candidatos tiveram seus pedidos indeferidos devido a informações inconsistentes no CadÚnico, como divergências no NIS identificado, nome completo fornecido diferente do registrado no Cadastro Único, e cadastro desatualizado.

Diante disso, é fundamental que os candidatos estejam atentos às exigências do edital do concurso e garantam a correta apresentação dos documentos necessários para a solicitação de isenção. A comunicação sobre o deferimento ou indeferimento do pedido deve ocorrer dentro dos prazos estabelecidos no edital, permitindo que os candidatos tenham tempo hábil para tomar as providências necessárias. O concurso público está sob a responsabilidade do Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano – Instituto ACCESS, e as provas objetivas estão previstas para o dia 24/03/2024. As inscrições podem ser realizadas até 08/02/2024.

Foto de Carlos Eugênio.

Sair da versão mobile