Já se passaram 13 anos deste que um concurso de grande porte aconteceu no município de Moreno PE. O ano era 2009. 1066 vagas foram ofertadas. A extinta banca IPAD executou o certame. De lá para que, foram 08 seleções simplificadas. A última em fevereiro deste ano para professores. Na ocasião, 217 vagas foram ofertadas. Obviamente, as 08 seleções que ocorreram atenderam necessidades das diversas secretarias do Município.
Atualmente, a prefeitura de Moreno conta com pouco mais de 1100 servidores registrados no portal da transparência. Destes, 493 compõem a Secretaria de Educação. Na pasta, 319 profissionais são efetivos; 160 são contratos temporários; os demais são comissionados. Por se tratar de cargo de necessidade permanente, o viés é que esses contratos fossem substituídos por pessoal admitidos mediante concurso. Nos últimos meses, entretanto, a prefeitura não tem se inclinado nesta direção.
Pelas redes sociais os Concurseiros tem cobrado uma posição da gestão municipal. Ainda mais, devido ao plano de carreira que a prefeitura deve apresentar. Segundo levantamento do Jaula, há salários de professores de carreira na cidade que chegam a R$ 9.612,14. E não se trata de cargos com indicação política. Salários de R$ 7.521,56; 8.611,75; 9.535,25 e outros não são exceções. Os dados são do portal da Transparência.
Apesar da aparente falta de vontade da gestão em dar oportunidade para os mais jovens mediante concurso público, o Jaula acredita que o prefeito pode se movimento até o final da gestão – viabilizando a execução de novo certame.
Anexo: