Ícone do site Jaula Cursos

Concurso da Guarda Municipal de Olinda PE: Conheça os critérios avaliativos da prova discursiva

As inscrições para o concurso público da Guarda Municipal de Olinda PE irão iniciar a partir do dia 08/06. Os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva e prova discursiva.

A prova discursiva terá um peso significativo na seleção dos candidatos, sendo corrigida duas vezes o número de vagas disponíveis, incluindo o cadastro reserva. Para a ampla concorrência, serão considerados os 223 candidatos mais bem classificados, enquanto na modalidade PCD (Pessoa com Deficiência) serão avaliados os 25 primeiros colocados. Caso não haja candidatos aprovados o suficiente na modalidade PCD para a correção, as vagas destinadas a essa modalidade serão transferidas para a ampla concorrência.

A prova discursiva será avaliada em 100,00 pontos, e os participantes deverão redigir um texto dissertativo com um mínimo de 20 linhas e um máximo de 30 linhas, abordando temas de conhecimentos gerais e atualidades. A prova discursiva abrangerá como itens de avaliação aspectos como argumentação e informatividade dentro do tema proposto, coerência e coesão, morfossintaxe, e pontuação, acentuação e ortografia. Vejamos a distribuição de pontos na correção da prova discursiva:

Aspectos AvaliadosTotal de PontosCritérios de Avaliação para cada questão
Argumentação e informatividade dentro do tema proposto – AI500 a 20: Ruim<br>20 a 30: Regular<br>30 a 40: Bom<br>40 a 50: Muito Bom
Coerência e Coesão – CC205: Ruim<br>10: Regular<br>15: Bom<br>20: Muito Bom
Morfossintaxe – M20Desconto de 1 ponto por erro
Pontuação, acentuação e ortografia – PO10Desconto de 1 ponto por erro
Total100 pontos

Para garantir a classificação, os candidatos precisam obter, pelo menos, 50% dos pontos. Cumpre salientar que haverá penalizações para aqueles que não seguirem as instruções quanto aos limites de linhas estabelecidos. Será descontado 1 ponto por linha abaixo do mínimo exigido, assim como por linha além do máximo permitido. Baixe o edital (em anexo) para demais informações.

Sair da versão mobile