Ícone do site Jaula Cursos

Concurso de Cortês PE com 16 Vagas Gera Decepção e Críticas à Prefeitura”

Brasília - Acontece no Teatro Ulysses Guimarães, o Aulão Solidário ENEM 2017. organizado pelo colégio Olimpo (Wilson Dias/Agência Brasil)

Subtítulo: “Prefeita Ignora Recomendações do TCE e MPPE e Oferta Poucas Vagas em Concurso Muito Esperado”

A Prefeitura de Cortês, Pernambuco, gerou descontentamento entre os moradores ao anunciar um concurso público com apenas 16 vagas, apesar das recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O edital, publicado em 13 de novembro de 2023 e executado pela banca Consulpam, oferece vagas para os cargos de guarda municipal, agente comunitário de saúde e motorista, com salários de até R$ 2.640,00.

Essa decisão vem após uma série de recomendações e investigações conduzidas pelo MPPE, incluindo o enquadramento da prefeitura para realização de concurso público em novembro de 2021 e investigações sobre favorecimento de parentescos e nepotismo em 2023. A expectativa da população era alta, especialmente porque o último concurso no município ocorreu há 10 anos.

Apesar da importância dos cargos ofertados, a comunidade local e os estudantes aguardavam por um leque mais amplo de oportunidades, particularmente em áreas como Educação e Saúde. A limitada oferta de vagas contrasta com as necessidades da cidade e as expectativas geradas pelos anúncios anteriores da prefeitura.

O concurso está marcado para ocorrer entre 13 de novembro e 11 de dezembro de 2023, com as provas objetivas e discursivas previstas para 28 de janeiro de 2024. Contudo, essa data colide com o concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), uma situação que demonstra falta de planejamento e obriga os candidatos a escolherem entre os dois concursos.

Encerramento:

A decisão da Prefeitura de Cortês em ofertar apenas 16 vagas em seu novo concurso público, ignorando as diretrizes do TCE e do MPPE, e o conflito de datas com outro concurso importante, reflete uma desconexão com as necessidades e expectativas da população. Esta atitude tem gerado desapontamento e críticas entre os habitantes da cidade, que esperavam mais oportunidades de emprego no setor público.

Sair da versão mobile