Na última sexta, 16/09 – o prefeitura de Caruaru, Sr Rodrigo Pinheiro, assinou contrato com a banca IBAM para realização do Concurso Público Municipal. Com oferta de 1500 vagas para as diversas Secretarias do Município, o concurso deverá acorrer em etapas. A assessoria de impressa da prefeitura confirmou inicialmente oferta de 616 vagas.
Deste total, 530 serão para os cargos de “Professor”. As 86 vagas restantes serão distribuídas para Controladoria Geral (CGM), CaruaruPrev, Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB) e Fazenda. Conforme o ofício 4.439/2022, que o Jaula Cursos teve acesso com exclusividade, publicado em 06 de julho de 2022, as vagas serão distribuídas para as modalidades PROFESSOR I e PROFESSOR II. Os salários devem variar de RS2.884,.50 para 150h/a e R$3.845.63 para 200h/a.
Importante destacar que a tramitação do concurso iniciou em 04 de fevereiro do ano corrente, através de publicação no diário oficial assinada pela então prefeita Sra Raquel Lyra. O concurso se desdobrou após pressões do Ministério Público e reiteradas determinações do Tribunal de Contas. O ultimato foi a suspensão da contratação temporária no âmbito da Secretaria da Fazenda que foi bloqueada pelo Tribunal de Contas.
De 884 vagas remanescente, 153 devem ser ofertadas para os seguintes cargos: Agente de Combate as Endemias e Agente Comunitários de Saúde – ao menos 130 vagas; Guarda Municipal – previsão de 23 vagas. As 733 vagas restante devem ser distribuídas para as diversas Secretarias, como Saúde, Urbanismo, Administração, Procuradoria – dentre outras. O último concurso de grande porte realizado no município ocorreu em 2012 e foi executado pelo IPAD.
Nos bastidores, confirma-se edital para o final de outubro.