A Receita Federal garantiu a publicação do edital até o dia 10 de Dezembro. Prazo este que coincide com o estabelecido pelo Ministério da Economia, na portaria que autoriza a realização do concurso. No entanto, a liberação pode ocorrer antes do previsto, visto que os trâmites estão bem agilizados.
O concurso da Receita Federal foi autorizado no dia 13 de Junho, o que atesta ainda mais a liberação de edital até Dezembro, sem mais atrasos. Atualmente, o número de vacâncias no órgão é altamente expressivo (déficit em torno de 23 mil cargos vagos – em todo o Brasil). Dado este, obtido pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos, com referência ao mês de outubro de 2022.
Diante do cenário presente e de acordo com o Decreto 9.739 de 2019, o órgão poderá solicitar e receber o aval para o preenchimento de 25% das vagas imediatas. Em outras palavras, a Receita em situações de aval, pode convocar mais 174 aprovados, sendo 57 Auditores e 117 Analistas. Além da possibilidade de mais convocações em caso de despacho presidencial.
O último concurso realizado pela Receita Federal ocorreu no ano de 2014, com 278 vagas ofertadas. A banca elegida foi a ESAF – Escola de Administração Fazendária. A estimativa para o novo concurso é de 200 mil inscritos somando ambos os cargos (Auditor-Fiscal e Analista Tributário).