Ícone do site Jaula Cursos

Coren PE solicita inclusão de dois novos cargos na área de segurança pública

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN PE) solicitou ao Governo do Estado a inclusão de dois novos cargos no edital do concurso público da Polícia Científica Estadual (previsto para sair até o mês de Dezembro/2022). Após um levantamento realizado pela Comissão Estadual de Enfermagem Forense (CEEF) aponta-se a necessidade de inclusão de vagas para Enfermeiro Forense e Perito Criminal (área de Enfermagem) no setor da segurança pública estadual. Tal levantamento será entregue ao poder executivo.

Dentre as funções do Enfermeiro Forense cabe a realização de exames e tratamentos de vítimas de estupro e de violência doméstica. A coordenadora da CEEF, Carmela Alencar, ressalta sobre: “O enfermeiro forense contribui com a humanização nos centros de criminalística e medicina legal, pois traz o atendimento humanizado para as vítimas ou para os familiares, em caso de morte. Ele deve executar o acolhimento, atender a identificação e o diagnóstico, além de orientar e promover os encaminhamentos apropriados especiais, garantindo a coleta e preservação dos vestígios, que muitas vezes não precisaria aguardar um profissional médico para fazer isso”. Enquanto o Perito Criminal encarrega-se de reconhecer a existência de eventuais vestígios e a forma de preservá-los adequadamente, além de outras funções.

O último concurso realizado para a Polícia Científica de Pernambuco ocorreu no ano de 2016, com 16 vagas ofertadas (nenhuma para área de Enfermagem). As vagas que contemplavam a categoria eram destinadas para peritos auxiliares.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Sair da versão mobile