O clima de incerteza paira sobre os candidatos aprovados no concurso público de Condado, que aguardam há semanas pela homologação dos resultados. O processo, que teve seu resultado final divulgado no início de janeiro deste ano, ainda não foi oficializado pelo prefeito do município, gerando frustração e apreensão entre os aprovados.
Apesar de não haver um prazo específico para a homologação, é comum que esse procedimento ocorra entre 30 a 60 dias após a divulgação dos resultados. No entanto, os candidatos denunciam que o prefeito está utilizando artifícios para adiar o processo, renovando contratos de serviços municipais antes mesmo de homologar o concurso.
As tentativas de contato com a prefeitura têm sido infrutíferas, relatam os candidatos. Ligações não são atendidas e as respostas via sindicato ainda não foram recebidas. Diante da falta de posicionamento por parte da gestão municipal, os candidatos têm recorrido às redes sociais para expressar sua indignação, porém, até o momento, não obtiveram resposta do prefeito.
Em entrevista, um dos candidatos aprovados declarou: “Queremos nos preparar para o caso de o concurso não ser homologado dentro do prazo estabelecido. Estamos reunindo argumentos para pressionar a prefeitura de forma mais incisiva.” A quebra de expectativa da comunidade local é evidente, especialmente considerando que muitos esperavam que os aprovados pudessem contribuir desde o início do ano letivo.
O edital do concurso, que ofertou 142 vagas em diversos cargos do quadro de pessoal, foi publicado em agosto de 2023. Após 5 meses do start do certame esperava-se que a gestão estivesse preparada para o desfecho do certame. O que se viu foi a decepção.
Diante desse cenário de descaso e falta de transparência, os candidatos solicitam uma resposta urgente por parte da prefeitura de Condado, visando garantir a regularidade e legitimidade do processo seletivo pelo qual passaram.