As provas do concurso da Secretária de Educação de Pernambuco foram aplicadas no dia de ontem, 21/08 – em cidades polos das Gerencias Regionais de Ensino espalhadas por todo estado. Dentre os critérios de avaliação, estava a realização de 120 questões objetivas. Para questões Certas a banca pontua como nota + 1, para as questões Erradas, pontua como -1.
Apesar da praticidade de calculo, há ainda candidatos que imaginam que a conta é feita levando em conta o total de questões resolvida e subtraindo dessas, os erros. Mas não. A pontuação líquida se dá pela equação:
Números de Acertos – Números de Erros = Nota Final
As questões deixadas em branco tem valor zero e não entram no cálculo.
Importante ressalta que existem critérios de notas mínimas, para não ser eliminado. Para isso o candidato deve tirar ao menos 10 pontos líquidos na parte geral (P1); e ao menos 21 líquidos na parte específica (P2). O somatório P1 + P2 deve ser igual a 36 pontos. O Jaula destaca que a banca não considera disciplinas específicas, e sim os blocos, seja da parte geral ou específica. Neste sentido, o candidato pode, por exemplo, zerar informática, que ainda assim não será eliminado do concurso, deste que as pontuação líquida mínima para aquele bloco seja atingida.
Até o próximo dia 25 a banca deve publicar os gabaritos parciais.