Ícone do site Jaula Cursos

Governo planeja executar novo concurso para os Correios. Expectativa de vagas em Pernambuco

Após anúncio de que os Correios não serão mais privados, um novo Concurso para a Empresa entrou no radar do Ministério do Planejamento do Governo Federal. Em reunião envolvendo a Ministra Simone Tebet – do Planejamento, e Esther Dweck – Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi debatido a viabilidade do concurso público. A previsão é cerca de 5 mil vagas.

As vagas ofertadas no novo concurso dos Correios irão contemplar cargos dos níveis Médio e Superior, com a maioria das vagas sendo ofertadas para o cargo de “Carteiro”. A informação foi confirmada dia 12 de janeiro, pelo secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Findect), José Rivaldo da Silva.

Atualmente, os Correios contam com 100.726 cargos criados por lei, cuja admissão é efetiva. Deste total, apenas 85 estão ocupados. O déficit é de 15.726 funcionários. Neste sentido, caso as 5 mil vagas se confirmem, ainda assim, a Empresa estará defasada. Isso abre margem para que candidatos que forem aprovados além das vagas do edital possam ser convocados. As vagas devem ser distribuídas para todo o País.

De acordo com apuração do Jaula, o último concurso dos Correios ocorreu em 2011 e mais de 9 mil vagas foram ofertadas. A banca Cebraspe executou o certame. O salário inicial para cargos de nível médio deve partir de R$ 4.482,61. Para nível superior a previsão é de 6.333,54 – os dados são do portal da Transparência. Em 2011, 222 vagas foram reservadas para Pernambuco. Para o concurso 2023 estima-se para o Estado uma oferta de ao menos 150 vagas.

Sair da versão mobile