Ícone do site Jaula Cursos

Governo Republica Edital do Processo Seletivo para Educadores Sociais e Tradutores

**Recife, 14 de junho de 2024** – A Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco anunciou a republicação do edital do Processo Seletivo Simplificado, regido pela Portaria SEE nº 3224-A, de 4 de junho de 2024. Este edital visa selecionar candidatos para as funções de Educador Social – Alfabetizador e Tradutor-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atuação temporária no Programa PE + Alfabetizado.

**O Processo Seletivo**

O programa, fundamentado na Resolução nº 1 de 31 de janeiro de 2024, que institui o Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação, tem como objetivo aumentar a alfabetização de jovens, adultos e idosos em Pernambuco. O processo seletivo oferece 100 vagas para Educadores Sociais – Alfabetizadores e 20 vagas para Tradutores-Intérpretes de Libras, com a criação de um cadastro de reserva para atender demandas de estudantes com surdez.

**Critérios de Seleção**

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ser brasileiros natos ou naturalizados, ter no mínimo 18 anos e atender a requisitos específicos de formação:

– **Educadores Sociais – Alfabetizadores:** Ensino médio completo na modalidade Normal Médio/Magistério ou estar cursando Pedagogia a partir do 5º período, ou ser formado em Pedagogia.
– **Tradutores-Intérpretes de Libras:** Ensino médio completo e certificado de Habilitação na Língua Brasileira de Sinais com comprovação de proficiência em tradução e interpretação.

**Inscrições**

As inscrições serão realizadas online através do link [https://forms.gle/zAXJJx7toq5qKFRU7](https://forms.gle/zAXJJx7toq5qKFRU7), disponível entre 04/06/2024 e 14/06/2024. Os candidatos devem anexar documentos como Carteira de Identidade e CPF no formulário de inscrição.

**Resultados e Formação**

Os resultados preliminares serão divulgados em 18/06/2024, com período para recursos até 19/06/2024. O resultado final será publicado em 25/06/2024. Os candidatos aprovados participarão de uma formação inicial de 20 horas e terão carga horária semanal de 20 horas para Educadores Sociais – Alfabetizadores e 12 horas para Tradutores-Intérpretes de Libras.

**Duração e Vigência**

Os contratos terão duração de seis meses, podendo ser prorrogados por mais seis meses. Esta iniciativa visa contribuir significativamente para a erradicação do analfabetismo em Pernambuco, conforme estabelecido pela Lei nº 15.533, de 23 de junho de 2015, que aprovou o Plano Estadual de Educação.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco [www.educacao.pe.gov.br](http://www.educacao.pe.gov.br).

Sair da versão mobile