Ícone do site Jaula Cursos

INCRA 2023: Certame Deve Ofertar Vagas com Lotação em Pernambuco

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) pegou a todos de surpresa ao anunciar uma reviravolta em sua decisão quanto à realização de um concurso público em 2023. Inicialmente, a instituição havia declarado que não participaria do Concurso Nacional Unificado (CNU) devido a problemas de orçamento, mas recentemente voltou atrás em sua posição.

Em um ofício endereçado à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o presidente do INCRA, César Fernando Schiavon, comunicou a decisão de aderir ao CNU. No documento, Schiavon afirmou: “Vossa Excelência convidou este Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, para aderir ao Concurso Público Nacional Unificado-CNU, para informar que esta Autarquia aceita e concorda com a adesão ao aludido Certame Nacional.” Essa mudança de rumo surpreendeu a todos, uma vez que o INCRA havia sido um dos primeiros a se manifestar contra a adesão ao CNU quando a proposta foi apresentada.

A decisão inicial de não aderir ao CNU estava relacionada ao processo de escolha da banca organizadora do concurso, que estava em fase de conclusão pela comissão do INCRA. No entanto, a falta de orçamento para a contratação da instituição responsável pelos serviços de planejamento, organização e execução do concurso foi o fator determinante para a reviravolta.

Dentro do contexto do Concurso Unificado, o INCRA agora tem autorização para preencher um total de 742 vagas de nível superior, distribuídas da seguinte forma:

Este é um passo importante para a instituição, uma vez que o último concurso realizado pelo INCRA ocorreu em 2010. Naquela ocasião, as inscrições foram recebidas de 16 de abril de 2010 a 10 de maio de 2010, por meio do site www.institutocetro.org.br. O concurso ofertou vagas para diversas cidades de Pernambuco, incluindo Recife e Petrolina.

Agora, com a adesão ao Concurso Nacional Unificado, a expectativa é de que o processo seletivo seja mais abrangente e eficiente, abrindo novas oportunidades para profissionais interessados em trabalhar no INCRA e contribuir para a promoção de políticas de reforma agrária e desenvolvimento rural em todo o país.

Sair da versão mobile