No início da noite desta sexta, 30/12 – foi anunciada outra leva de Secretários que irão cooperar durante a Gestão da Governadora eleita Raquel Lyra. Dentre os nomeados, chamou a atenção dos concurseiros Pernambucanos o nome do Secretário de Planejamento: Fabrício Marques. Mestre em Economia pela USP, ex-Secretário de Alagoas – no ano de 2021 foi destaque Nacional por sua liderança durante a condução dos concursos públicos daquele Estado.
Fabrício coordenou os concursos da Polícia Militar, Civil e Bombeiros. Foi responsável pela publicação de dois editais para Secretaria da Fazenda de Alagoas, além de liderar os concursos da Educação e da Saúde – todos realizados entre 2020/2021. Ao todo foram 10 editais.
Como predicativo é um profissional que dialoga, que se posiciona, faz pronunciamentos, lives para esclarecer editais e atua para dar agilidade nas convocações. Se tiver espaço para trabalhar aqui em Pernambuco, será um ponto de inflexão dentro do Governo do Estado a favor dos Concurseiros. É elogiado por sua transparência.
Pernambuco, apesar de Estado líder, sempre teve dificuldade de emplacar Secretários que se comunicassem bem com a sociedade através das redes sociais. Até mesmo os políticos não dialogam nem esclarecem. Os pronunciamentos, quando acontecem, são burocráticos e enfadonhos. Na maioria das vezes são Senhores do “anunciar” e “inaugurar” – não repassam para sociedade o decorrer do processo.
Dentro do Jaula Cursos o anuncio causou surpresa, pois contrasta com a posição anti-concurso da Governadora. Será que Raquel Lyra está revendo alguns conceitos?