Está sendo divulgado em grupos de WhatsApp uma eventual declaração que partiu do prefeito do Município de Panelas PE, Rúben Lima (PSB):
“Não irei convocar mais ninguém do concurso. O concurso está perto do prazo final e não tenho interesse em prorrogar. Caso chame, irei chamar apenas alguns perto do prazo final para que os demais não possam recorrer” – SIC
O concurso da prefeitura de Panelas teve edital publicado em 2017, com oferta de 412 vagas, distribuídas para 48 cargos. Jaula chegou a acompanhar algumas convocações de aprovados (ver jaulacursos.com.br), mas há aprovados que ainda não tomaram posse. Casos de desistência sem reposição. Com efeito, mesmo com o concurso vigente o prefeito não tem se privado de realizar contratações. O quê incorre em ilegalidade, pois a lei veda a contratação de temporários para os mesmos cargos ofertados no concurso.
O prefeito Rúben teria feito a declaração à apoiadores. O vereador municipal Pierre Logan (PSB), do mesmo partido do prefeito, diz que testemunhou a fala:
“Ele me disse a mesma coisa” – Sic
Escreveu no grupo dos aprovados do concurso. O concurso de Panelas vence no próximo dia 22/10. Sem previsão de prorrogação a declaração do prefeito foi considerada uma ameaça pelos candidatos. O caso pode até ser julgado como assédio moral.
Jaula se coloca a disposição do prefeito de Panelas para esclarecimento. Ainda recomenda aos candidatos que acionem o ministério público. Alguns candidatos inclusive estão se munido com advogados e assessores jurídicos.
Vale destacar que a realização do concurso municipal foi duramente atacado pelos políticos do município. Chegando a criminalizar os aprovados do concurso. De fato, durante o período de vigência do concurso e na fase pré-concurso a população ficou abandonada. As autoridades do município não cooperaram no sentido de Auxiliar a população para enfrentar as provas do concurso de forma efetiva. Sem informações e apoio os candidatos de Panelas viram a maioria das vagas serem ocupadas por candidatos vindos dos outros municípios. Mérito desses candidatos ao obter êxito numa das provas mais concorridas e difíceis já aplicadas