Santa Cruz do Capibaribe, PE – A educação no município enfrenta um cenário preocupante com a forte dependência de professores temporários. Segundo dados recentes, a Prefeitura conta com 324 professores contratados temporariamente, enquanto os efetivos somam 535. Esse desequilíbrio levanta questionamentos sobre a política de gestão de pessoal e a demora na substituição de contratos temporários por cargos efetivos, especialmente após a realização do concurso público de 2024.
O concurso, homologado em 6 de junho de 2024, ofertou 221 vagas em diversas áreas, incluindo a educação. No entanto, desde então, houve apenas uma convocação, realizada em 4 de julho, chamando 73 aprovados, dos quais apenas 20 para o cargo de Professor I, responsável pela Educação Infantil e Anos Iniciais. As demais vagas ainda aguardam preenchimento, frustrando a comunidade local e os candidatos aprovados.
Apesar da homologação garantir a validade do certame até 2026, a expectativa de novas convocações foi adiada pelo prefeito Fábio Aragão, que declarou em outubro que os próximos chamados ocorrerão apenas no início de 2025. A declaração gerou descontentamento, especialmente diante da carência de profissionais efetivos e do impacto na qualidade da educação pública.
A dependência de contratos temporários não se limita à educação. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o município possui atualmente mais de 1.800 servidores temporários em diferentes áreas. Esse número é considerado alto e evidencia a necessidade de maior planejamento e compromisso com a efetivação de servidores concursados.
A comunidade escolar, por sua vez, demonstra preocupação com a continuidade e a qualidade do ensino no município. Representantes de professores e candidatos aprovados no concurso esperam que o início de 2025 traga maior celeridade nas convocações e uma solução para reduzir a dependência de contratos temporários, que, apesar de atenderem demandas emergenciais, não garantem estabilidade nem investimento a longo prazo na educação pública.
Enquanto isso, o concurso de 2024 segue sendo uma esperança para quem busca estabilidade no serviço público e para a comunidade, que aguarda uma resposta concreta para os desafios na área educacional.