Ícone do site Jaula Cursos

Prestes a lançar edital, prefeitura de Lagoa Grande PE conta com 600 temporários

A prefeitura de Lagoa Grande tem realizado forte movimentação para viabilizar a publicação do edital do novo Concurso Público. Após a determinação do TCE para que o gestor municipal realize o concurso e identificação de mais de 1000 contratos ilegais – a prefeitura fez movimento definitivo, contratando a banca do Concurso. A banca IDIB assume o certame e a expectativa é de edital com ao menos 400 vagas. O último Concurso Público do Município aconteceu em 2012.

Deste a determinação do Tribunal de Contas, a prefeitura tem se organizado como forma de cumprir a lei de responsabilidade fiscal. Aquele total de 1000 contratos temporários foi reduzido para pouco mais de 600. Os dados são do portal da Transparência, e tem se mantido estável nos últimos meses. Apesar da prefeitura não ter soltado um release do edital – com o projeto básico do concurso – e carecer de dados o portal da Transparência, o Jaula considera que o quantitativo de temporários pode ser um indício do que virá no concurso.

Por exemplo: na cidade apenas 42 professor são efetivos; temporários são 174. Técnicos em Enfermagem efetivos são 11; temporários são 40. Enfermeiro efetivo tem apenas 1 registro; Enfermeiros contratados são 37. Auxiliar de Serviços Gerais efetivos são 40; contratados 104. A lista completa está no portal da Transparência. A expectativa é de que ao menos 80% dos contratos temporários sejam substituídos por servidores efetivos, mediante concurso. O edital pode ser publicado ainda este ano.

Se seguir o protocolo dos últimos concursos, o edital deve exigir os conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos do Município e Conhecimentos Específicos. Por exibir certa complexidade nas provas, o Jaula Cursos recomenda que os interessados já iniciem os estudos e prefiram questões da banca – para se familiarizar com o tipo de avaliação.

Sair da versão mobile