Ícone do site Jaula Cursos

Prestes a publicar edital, prefeitura de São J da Coroa Grande PE possui 579 servidores com contratos temporários

O Concurso Público do Município de São José da Coroa Grande PE teve edital confirmado na tarde desta quarta, 26/10. Segundo comunicado feita pelas redes sociais da prefeitura, 400 vagas serão ofertadas, para cargos dos níveis Fundamental, Médio e Superior. Os salários podem chegar a R$ 11.000,00. A IAUPE executa o certame e as inscrições poderão ser realizadas pelo site http://www.upenet.com.br/. As provas serão aplicadas nos dia 08 e 22 de janeiro de 2023.

Apesar de ainda não confirmar quais cargos serão ofertados no concurso, o Jaula Cursos estima vagas para cargos da Educação, Saúde, Segurança Pública, Setor Administrativo e Limpeza Urbana. Nas redes sociais já se começa a conjecturar as possibilidades do concurso. Apesar de confirmar um edital com um número robusto de vagas (400) – segundo apuração do Jaula a demanda do município é maior.

Segundo dados do portal da transparência, apurados por Jaula com exclusividade, o município conta com 1130 servidores. Deste total, apenas 330 são efetivos – o que equivale a 29% da mão de obra total do município. 221 são comissionados e de confiança (19%). 579 são contratados mediante vínculo temporário por excepcional interesse público (51%). De praxe, os contratos temporários devem ser substituídos por vínculos efetivos. Neste sentido, a oferta no concurso é menor do que o esperado.

De fato, é verdade que dificilmente o prefeito faz um concurso completando toda demanda da cidade. Além disso, há contratos que são temporários e efêmeros, como acontece com a admissão de servidores da saúde em momentos de crise. A oferta confirmada atende 70% da demanda da cidade e apesar de ter agradado a comunidade dos concurseiros abre uma pequena margem para convocação dos aprovados além das vagas – havendo necessidade no município.

O Jaula considera que após a divulgação da lista dos aprovados, as convocações devem ocorrer de modo relâmpago – devido a urgência do município. Em 2021 o MPPE instaurou inquérito para investigar burla a regra do concurso público na cidade. Com o controle do MP o processo tem tudo para ocorrer de maneira celere.

A lista dos contratos temporários esta no anexo:

Sair da versão mobile