Ícone do site Jaula Cursos

Redação de até 60 linhas será diferencial no Concurso de Belo Jardim/PE

 

A Prefeitura de Belo Jardim, em Pernambuco, divulgou que a prova discursiva, no formato de redação dissertativo-argumentativa, será um dos principais critérios eliminatórios e classificatórios do concurso público para os cargos de professor. O edital nº 001/2025, republicado com correções, prevê que essa etapa será aplicada no mesmo dia e horário da prova objetiva, com duração conjunta de quatro horas.

A redação deverá conter entre 40 e 60 linhas e abordar temas de atualidades, conforme conteúdo indicado no Anexo IV do edital. A avaliação valerá até 30 pontos, sendo necessário obter, no mínimo, 15 pontos (50%) para não ser eliminado. A estrutura do texto será avaliada com base em critérios formais, textuais e técnicos, como domínio da norma culta, organização das ideias, coerência, argumentação, domínio do tema e senso crítico.

Somente terão suas redações corrigidas os candidatos aprovados na prova objetiva em até cinco vezes o número de vagas de cada cargo, incluindo empates e pessoas com deficiência. A correção será feita exclusivamente com base no texto definitivo transcrito na folha de resposta, que não poderá conter qualquer identificação do candidato.

A aplicação das provas está marcada para o dia 20 de julho de 2025, com os cargos de nível médio e parte dos cargos de professor no turno da manhã, e os demais cargos de professor no turno da tarde. As vagas para professores abrangem as áreas de Educação Infantil, Anos Iniciais, Matemática, Língua Portuguesa, História, Educação Física e Língua Inglesa, com salários que variam entre R$ 3.650,83 e R$ 4.867,77.

As inscrições seguem abertas até 9 de julho, pelo site da banca FUNVAPI, responsável pela organização do certame. O edital completo está disponível nos sites da Prefeitura de Belo Jardim e da banca organizadora.

Sair da versão mobile