Ícone do site Jaula Cursos

Santa Cruz/PE: Candidatos Aprovados Reclamam de Falta de Planejamento para Posse

 

Os candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, convocados no dia 5 de julho de 2024, já se apresentaram para a entrega de documentos. Contudo, a posse dos novos servidores ainda é uma incerteza. De acordo com o edital de convocação, os candidatos empossados devem iniciar suas funções no prazo máximo de 30 dias corridos, conforme o artigo 14 da Lei Municipal nº 923/1990. Porém, muitos aprovados têm relatado dificuldades em obter informações claras sobre os próximos passos para assumirem os cargos.

“Entregamos os documentos dia 30/07 e estamos aguardando os próximos passos, mas não sabemos quando vamos assumir os cargos. Ligamos para a secretaria responsável pelas admissões e eles dizem que não têm previsão”, declarou um dos candidatos. A situação se agrava para aqueles que já deixaram seus empregos e até mudaram de cidade, na expectativa de iniciar suas funções e começar a receber seus salários. “Estamos com dificuldade de fazer um planejamento financeiro, não sabemos até quando vamos ficar aguardando”, revelou outra candidata.

O concurso, que foi executado pela banca Instituto Darwin e homologado no dia 4 de julho de 2024, ofereceu 221 vagas. Agora, a etapa de posse dos candidatos é de competência da gestão municipal. De acordo com a legislação vigente, o não comparecimento do candidato empossado no prazo estabelecido resulta na convocação do próximo da lista, conforme previsto no edital. Contudo, a falta de clareza sobre a data exata para o início das atividades tem gerado preocupação entre os aprovados.

A situação exige um posicionamento mais claro da administração municipal para que os novos servidores possam planejar suas vidas com segurança e cumprir suas novas funções, sem maiores prejuízos pessoais e profissionais.

Sair da versão mobile