A área da Saúde do município de Abreu e Lima PE é vista como elemento de precariedade pública presentemente. Em suma, são inúmeras queixas feitas pela população e relatadas pelo Ativista Vinícius Soares. Em matéria publicada em seu Instagram, o Ativista pontua situações encontradas envolta da saúde do município, como exemplos, destaca: maternidades sem funcionamento, lista de funcionários fantasmas, ACS com péssimas condições de trabalho, redução injustificada no número de pessoas a serem chamadas em concurso público e outras.
No que tange, uma das alternativas para amenização do problema, seria a convocação dos aprovados no último concurso público da saúde – edital 2020. No entanto, o resultado final do certame – ACS (2020) foi apenas publicado na data de ontem (28/12), refletindo uma luta de aproximadamente 03 anos para seu efeito.
Embora uma parte da luta tenha chegado ao fim, os candidatos agora pressionam à gestão por homologação do concurso público, que é hoje representada pelo Prefeito Flávio Vieira. Apesar das negligências antigas para com a saúde da cidade, é notória a lentidão no processo de validação (concurso) que vem sendo perpetuada pela administração pública.
É válido mencionar que apenas com a homologação do concurso público, as próximas etapas poderão ser iniciadas -Nomeação/Convocação.
*Informações de notícias e seleções em Pernambuco, acesse Jaula Notícias.