A justificativa era a pandemia. No entanto, mesmo com a retomada econômica a gestão municipal permanece inerte frente a continuidade do certame. Com edital publicado ainda em dezembro de 2019 e provas à princípio previstas para 19 de abril de 2020, já se passaram mais de 10 meses após a última retificação do concurso. Em comunicado feito ano passado por sua assessoria, a prefeitura alegou que o concurso permanecia suspenso devido a pandemia.
O concurso público da prefeitura de Lajedo PE ocorria após pressões do ministério público e com oferta de 107 vagas. A banca realizadora é a ADM&TEC. O concurso ocorre após 12 anos do último, que teve edital publicado em 05 de novembro de 2009. Os candidatos tem estranhado a falta de atitude da prefeitura diante da situação.
“A prefeitura não tem interesse em realizar esse concurso, a gestão mantém na cidade um cabide de empregos e dificilmente irá se opor a isso” – disse Kelly Morais, candidata ao cargo de professora de educação infantil, inscrita no concurso. “Em lajedo a gente ver uma certa omissão das autoridade do sentido de apoiar o povo, muita conivência” – disse Pedro Alves de Lima, candidato ao cargo de digitador. De fato, segundo apuração feita pela equipe do Jaula não há nenhum movimento do Ministério Público no sentido de cobrar a realização do certame, se houve não foi publicado nos diários oficiais. É importante ressaltar que mesmo durante a pandemia algumas gestões tiveram o compromisso de cumprir a lei, no âmbito do art 37 da constituição e realizaram concurso. Por exemplo: a prefeitura de Passira realizou concurso em outubro de 2020, a banca CONTEMAX organizou o certame. Altinho fez concurso para Câmara Municipal, com a banca IESP comandando os trabalhos. Outras cidades também realizaram concursos, a saber: Salgueiro, Ouricuri, Jataúba, Araçoiaba, Gravatá (com autorização do TJPE), Verdejante, Moreilândia, Ipojuca, Feira Nova, isso só para citar concursos realizados em Pernambuco e cuja ocorrência se deu após a publicação do edital do concurso da prefeitura de Lajedo. Venturosa, por exemplo, vez concurso com 10 mil candidatos, há 15 dias e seu edital foi publicado já em 2021.
Não, a pandemia já foi justificativa, hoje não é mais. Na verdade, com responsabilidade e adoção de medidas sanitárias adequadas já era para esse concurso ter ocorrido. Isso de acordo com posições do próprio Tribunal de Justiça. O que existe é falta de interesse. Jaula se coloca a disposição da prefeitura para qualquer esclarecimento.
Editorial