Após a notícia da realização de nova seleção simplificada para secretaria de educação de Toritama, diversos candidatos se incomodaram. Afinal, há o concurso de 2018 vigente. A inquietação veio principalmente dos aprovados para o cargo de professor.
De fato, a nova seleção não colide em oferta de vagas com a alocação dos Professores aprovados no concurso. A disponibilidade atual é para desempenhar serviços administrativos e de apoio, como merendeira, motorista e auxiliares de serviços gerais.
Jaula entrou em contato com o atual secretário executivo da Secretaria de Educacao de Toritama, o Sr Pedro Brandão. Segundo o gestor da pasta, as convocações de professores para serem lotados na secretaria não esgotou-se. Devem continuam. No entanto, nos próximos 3 meses é possível que não se verifique novas movimentações no concurso. Tudo vai depender dos desdobramentos da pandemia.
O secretário executivo ainda foi questionado sobre os cargos criados pela secretaria para Professores novos: 42 no total, por meio da lei municipal n° 15, de 05 de dezembro de 2019. A questão concreta é se esses cargos serão preenchidos por aprovados do concurso. Pedro Brandão esclareceu que as vagas criadas em 2019 não representam uma amplificação da lista de convocados. Os cargos foram criados para atender uma demanda que foi antecipada no concurso, mas que precisavam de uma legislação própria, neste caso ampliado o número de vagas da prefeitura.