O último concurso público realizado na cidade de Surubim ocorreu em 2009. Na ocasião 240 vagas foram ofertadas. De lá para cá uma leva de eventos administrativos ocorreram, abrindo vagas no quadro de servidores da cidade: tivemos as naturais exonerações, desistências, vacâncias e aposentadorias. Somado a isso, tem-se a necessidade de aumento dos quadros devido ao incremento da demanda dos serviços administrativos da prefeitura que é exigido de tempos em tempos.
Como forma de dissipar esse agrafo, a prefeitura de Surubim, neste interim, realizou algumas poucas seleções simplificadas. A mais recente em 2018, onde foram ofertadas 68 vagas. Número bem aquém de suprir a necessidade do município. De fato, o próprio Tribunal de Contas de Pernambuco já assumiu que a realização de seleção simplificada, mesmo que obrigatória, em Surubim é um fato excepcional. No processo do TCE de nº 1604179-3 cita-se o uso sistemático (e eventual) de seleção simplificada. No entanto, nem a ordem de classificação dos candidatos é respeita no momento das admissões, como se a seleção fosse uma mera formalidade.
Segundo o Tribunal de Contas (ver ACÓRDÃO T.C. Nº 1026/17) é latente a necessidade de realização de concurso público na cidade de Surubim. Quem marca posição neste sentido é o relator do Tribunal de Contas RUY RICARDO HARTEN. Na verdade, desde 2017 que o Tribunal de Contas encomenda um novo concurso público na cidade de Surubim. Lá, com a continuidade do mandato da Prefeita Ana Célia é possível que sob pressão dos órgãos de contas e do ministério público um novo concurso seja organizado. Jaula aposta na realização do concurso de Surubim para os próximos 2 anos.
Para mais informações acesse o anexo abaixo, pág 3.