A Senadora Eleita pelo Estado de Pernambuco considerou irresponsabilidade da banca Cebraspe pelo atraso em publicar o Resultado Definitivo da etapa dos títulos e o Resultado Final do Concurso SEE-PE para o Cargo Professor de Educação Básica.
“Quero me dirigir aos concursados e concursadas do Concurso da Secretaria de Educação” – introduziu a Senadora. “Todos nós fomos tomados de surpresa pela absurda portaria da banca examinadora que afirma que o resultado será publicado em data oportuna. Eu pergunto: oportuna pra quem?” – questionou em tom ácido. O resultado estava previsto para ser publicado no último dia 18/11 – mas, foi adiando arbitrariamente pela banca. Continua a Senadora: “está todo mundo aguardando ansiosamente pelo resultado. Irei tomar providências junto a Secretaria de Educação e Governo do Estado” – completou. A Senadora ainda enfatizou da necessidade de publicação do resultado para que o concurso seja homologado.
Deste a última quinta, 17/11 – os candidatos aprovados iniciaram um movimento em prol da homologação do concurso. É consenso que a homologação do certame é a única garantia de convocação imediata dos aprovados pela Governadora eleita Raquel Lyra – que tem o estigma de ser considerada anti-concurso. O movimento também é impulsionado pelo histórico da Governadora de realizar sucessivas seleções simplificadas – loteando secretarias com contratos temporários. Para o Jaula Cursos, a não homologação do Concurso ainda no Governo Paulo Câmara deve representar novas seleções no início do mandato. Neste caso, o desfecho do concurso seria adiado. A Secretaria de Educação de Pernambuco tem a sedução da classe política pela sua magnitude em oferta de “empregos”.