Concursos Abertos

Banca IDECAN altera horários das provas de Campina Grande e confunde candidatos

Atualização: após a publicação dessa matéria e pressão nas redes sociais, a banca fez retificação. Os cartões de inscrição foram publicados 17:30, a matéria foi ao ar de 19h, e a banca fez a correção as 20h. Toda movimentação foi coberta em tempo real pelas redes sociais do @jaulacursos. Questionamentos foram feitos pelo Jaula a prefeitura de Campina Grande, ao prefeito e Banca Idecam.

.

Segue texto completo abaixo:

Parecia que tudo caminhava para um concurso tranquilo na cidade de Campina Grande. Edital publicado, cronograma sendo cumprido, site da banca funcionando bem e suporte aos candidatos ocorrendo da melhor maneira possível. Uma atuação exemplar na banca IDECAN. Tudo tranquilo, até porque a banca trazia em seu histórico uma brilhante aplicação de provas no CEARÁ, para o concurso da PERICIA FORENSE DE ESTADO DE CEARÁ (PEFOCE). Todavia, em Campina Grande a banca resolveu surpreender todos com uma alteração brusca na dinâmica de aplicação das provas. O que era pra ser aos olhos da banca uma alteração simples de horário de aplicação, se tornou um pesadelo para centenas de candidatos que já tinham um planejamento engatado para conseguir chegar no horário de aplicação das provas.

Consta no edital: provas dia 19/12. Horários: manhã – médio; tarde – superior. Com a divulgação nesta sexta, 10/12 – dos cartões de confirmação de inscrição com os locais de provas, no entanto, candidatos que iriam fazer prova pela manhã foram alocados a tarde, e vice-versa. Uma mudança sutil, mas que fez entrar em colapso o planejamento prévio que já havia sido desenhado pelos participantes.

Importante ressaltar que o concurso de Campina Grande é muito visado. Ao todo foram mais de 50 mil inscrições. A cidade é polo. Rota obrigatória para deslocamento pelo Nordeste. Passar em Campina Grande é gozar de status e esta numa cidade estratégica do ponto de vista de regional. Desse total de inscritos, mais de 50% são de outras cidades e estados. Para o pessoal de outros estados, que se organizavam para fazer provas a tarde, por exemplo, agora terão que viajar pela madrugada ou alugar hotéis, algo ácido no momento atual de arrojo financeiro.

De fato, consta no edital que a banca possui a discricionariedade para alterar as datas e horários da provas. Essa autotutela não esta sendo questionada. Mas cá entre nós: faltou bom senso. Para um concurso desse porte o que custava a banca emitir uma nota, alertando e reforçando sobre essa possibilidade. Publicar com mais antecedência. Parece que uma alteração desse tipo ocorreu para o cargo de Guarda Municipal e a banca comunicou em tempo. Somado a isso, a banca fez a divulgação numa sexta, às 18h – fora do horário comercial, bloqueado qualquer tentativa de reivindicação dos candidatos. Não parece a banca IDECAN do Ceará.

Enquanto candidatos nos resta se adaptar a essa arbitrariedade. Enquanto não tivermos diretrizes consolidadas como leis para gerir os concursos nacionais estaremos sujeitos a isso. No lado mais fraco da corda sempre estará o candidato. Lamentável a banca ou a gestão municipal não considerar isso.

Editorial Jaula Cursos.

A foto é de Gazeta.

Posts relacionados
Concursos Abertos

Embrapa abre Concurso com 79 vagas exclusivas para Pernambuco

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) publicou o edital para o concurso público…
Leia mais
Concursos Abertos

Concurso da Prefeitura de Flores: Cronograma e Detalhes das Vagas Publicados

A Prefeitura Municipal de Flores, em Pernambuco, divulgou o edital do concurso público para…
Leia mais
Concursos Abertos

Flores/PE: saiba como será a avaliação dos candidatos

O concurso público da Prefeitura de Flores, em Pernambuco, oferece 50 vagas com salários…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?