Após participar do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (18), o comandante-geral da PM-PE, coronel Tibério César dos Santos, revelou que um novo concurso público será realizado em breve para suprir parte das demandas da corporação.
Com cerca de 9,6 mil cargos vagos dentro de sua estrutura, a PM-PE enfrenta um déficit considerável de efetivo. Atualmente, conta com 16.400 policiais, número ainda abaixo dos 26.000 necessários para suprir as necessidades da corporação.
De acordo com o coronel Tibério, a expectativa é que o novo concurso da PM-PE seja realizado ainda em 2023. No entanto, os aprovados no edital devem iniciar suas atividades apenas em 2024, após o término do curso de formação.
Estima-se que o concurso seja escalonado, com a abertura de aproximadamente 600 vagas para novos soldados e oficiais até o final do ano. É importante mencionar que esse número é menor do que o autorizado pelo então governador Paulo Câmara em 2022, que era de 2.518 vagas, sendo 2.400 para praças e 180 para oficiais.
A publicação do edital estava originalmente prevista para o final de abril, em conjunto com o programa “Todos pela Segurança”, que substituirá o Pacto pela Vida.
Os requisitos para participar do concurso são ensino médio completo para o cargo de soldado e nível superior em direito para o cargo de oficial. Além disso, é necessário possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, bem como carteira de habilitação a partir da categoria “B”.
As remunerações iniciais oferecidas são de R$ 3.065,85 para soldados e R$ 9.253,96 para oficiais.
A realização do novo concurso da PM-PE é uma ótima notícia para os interessados em ingressar na carreira militar e contribuir para a segurança do estado de Pernambuco. Fique atento às próximas informações e prepare-se para participar desse importante processo seletivo.