Na busca pela ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, a Prefeitura do Recife anunciou a publicação, nesta terça-feira (16), dos Editais do Concurso Público e Seleção Pública destinados a profissionais da saúde. Com o objetivo de preencher 306 vagas, os certames contemplam diversas categorias de nível médio/técnico e superior, sendo 212 vagas para essas categorias e 94 para agentes comunitários de saúde na rede municipal da capital, sob a gestão da Secretaria de Saúde.
O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) será o responsável pela organização do processo seletivo. O prefeito João Campos enfatizou a importância da iniciativa, declarando que, no primeiro ato de nomeação, no mínimo as 300 vagas serão preenchidas.
As inscrições estarão abertas no período de 16 de janeiro de 2024 a 20 de fevereiro de 2024, por meio do site www.ibade.org.br, onde também estarão disponíveis os editais.
O cronograma estabelece que as provas escritas serão aplicadas em 10 de março para agentes comunitários de saúde e agentes de saúde ambiental e combate às endemias, enquanto as provas para as demais categorias profissionais de nível médio/técnico e superior acontecerão em 17 de março.
Confira as vagas disponíveis para a Saúde da Prefeitura do Recife no concurso:
- 124 para médicos em diversas especialidades;
- 94 para agentes comunitários de saúde (ACS) e 06 para agentes de saúde ambiental e endemias (Asaces);
- 02 para agentes de redução de danos;
- 16 auxiliares em saúde bucal;
- 06 técnicos de enfermagem;
- 01 técnico de laboratório para análises clínicas;
- 01 técnico de laboratório citotécnico;
- 01 técnico em histopatologia;
- 01 técnico em saneamento;
- 01 técnico em segurança do trabalho;
- 12 cirurgiões-dentistas;
- 07 psicólogos;
- 05 nutricionistas;
- 06 assistentes sociais;
- 04 enfermeiros;
- 04 farmacêuticos;
- 04 fisioterapeutas;
- 04 fonoaudiólogos;
- 04 terapeutas ocupacionais;
- 02 sanitaristas;
- 01 profissional de educação física.
Com a nomeação dos aprovados, a meta da Prefeitura é atingir 100% de cobertura na Estratégia de Saúde da Família. A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destaca a importância desse passo no projeto de expansão da atenção básica para todo o território da cidade, ressaltando que novos profissionais, aliados à requalificação e construção de unidades, contribuirão para alcançar essa meta.
Além disso, desde 2021, a Prefeitura nomeou 2.558 profissionais aprovados em concursos anteriores, encerrando o banco de algumas categorias profissionais do concurso aberto em 2019. A iniciativa visa fortalecer o maior patrimônio do SUS, os recursos humanos, mediante investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualificação. Cerca de 90 gestores foram selecionados, e aproximadamente 130 estão em processo de seleção para garantir a efetividade dos serviços de saúde no município.