O Governo de Pernambuco autorizou a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil de Pernambuco (PC PE). A seleção contará com um total de 445 vagas distribuídas em três cargos de nível superior.
De acordo com a portaria autorizativa já publicada no Diário Oficial, o concurso contemplará as seguintes vagas:
- 45 vagas para o cargo de delegado;
- 250 vagas para o cargo de agente;
- 150 vagas para o cargo de escrivão.
Todas as vagas serão destinadas a candidatos graduados, sendo que para concorrer ao cargo de delegado será necessário possuir bacharelado em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.
Além da exigência de escolaridade, os candidatos interessados em ingressar na PC PE também deverão possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, no mínimo.
A seleção será organizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, que ainda contratará a banca organizadora responsável pelo concurso.
A governadora Raquel Lyra informou que após a autorização, algumas etapas precisarão ser cumpridas antes da divulgação do edital. A expectativa é que os editais sejam publicados ainda em 2023, desde que todas as etapas preliminares sejam concluídas com brevidade.
O valor dos salários para o cargo de Policial Civil pode variar de R$ 3.900,00, além de gratificações, enquanto para o cargo de delegado o vencimento inicial é de R$ 12.229,81.
Vale ressaltar que, além da PC PE, também foram autorizados concursos para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado. Entretanto, a Polícia Científica ficou de fora desta primeira leva de autorizações para a área de Segurança Pública.
Os interessados em participar do concurso devem ficar atentos às próximas publicações e etapas do processo seletivo para concorrer a uma das vagas na Polícia Civil de Pernambuco.