Foi publicado o terceiro e último edital do concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco. 155 vagas são ofertadas para Educação Especial e Música. A publicação causou certa frustração por não atender a Educação Profissional, mesmo havendo previsão de 35 vagas para essa modalidade no termo de contratação da banca. No edital, os cargos a seguir foram contemplados, vejamos:
- PROFESSOR BRAILLISTA – NÍVEL SUPERIOR
- PROFESSOR INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – NÍVEL SUPERIOR
- PROFESSOR DE MÚSICA
O edital prever formação específica (ver edital). A remuneração atende o disposto a seguir:
- R$ 3.900,00 para jornada de 200 horas;
- R$ 2.925,00 para jornada de 150 horas
De acordo com o edital, os candidatos interessados deverão realizar sua inscrição no período de 30/1 a 1º/03/2023 – através do site: cebraspe.org.br. A avaliação dos candidatos será mediante prova objetiva e discursiva, que será aplicada em 02 de abril de 2023. A prova objetiva será no modelo C/E. Todos os aprovados na prova discursiva serão classificados para etapa de “Prova Prática”. Ainda haverá prova de títulos. A oferta de vagas está distribuída para todo o estado.
Em jaulacursos.com.br/editais está disponível o documento com todas as informações do concurso. Para o Jaula Cursos o edital ficou devendo pois a modalidade de Educação Especial que atende se restringe a alunos surdos e/ou deficientes visuais e não satisfaz quesitos de transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação – conforme previsto pela LDB (Lei nº 12.796/2013, art.58, que alterou a LDB). Era esperado um edital de Educação Inclusiva mais amplo – A publicação encerra um ciclo de editais da Secretaria de Educação de Pernambuco previstos deste 2018.