No último mês, os candidatos do Concurso da Secretaria de Educação (SEDUC) da Prefeitura do Recife têm enfrentado uma aflição inesperada. Após um mês da aplicação das provas, que ocorreram em 11 de junho de 2023, o processamento de dados pela banca CEBRASPE parece ter entrado em colapso.
O concurso ofereceu 1000 vagas para diversas licenciaturas e contou com um total de 17.657 inscritos. A banca foi contratada pelo valor de R$ 3.279.067,48, e a taxa de inscrição foi de R$ 157,28. Apesar do valor aparentemente elevado da taxa de inscrição, os candidatos decidiram participar do concurso, esperando um bom atendimento, transparência e lisura por parte da banca contratada. No entanto, o que se viu foi um verdadeiro caos.
A banca tem enfrentado dificuldades para cumprir os prazos e adiou a publicação dos resultados, que deveria ter ocorrido em 04/07/2023, para o dia 10/07/2023. Além disso, o resultado emitido pela banca parece estar fraudado, com candidatos tendo suas notas erroneamente atribuídas. Relatos de candidatos que obtiveram notas muito superiores aos que apareceram na lista de classificação colocam em xeque a integridade do concurso.
Diversas hipóteses começaram a ser criadas sobre o documento emitido pela banca. Os candidatos demoraram a acreditar que a renomada CEBRASPE teria cometido um dos maiores enganos da história dos concursos de Pernambuco. Segundo apurações do Jaula, de fato, o documento se tratava do resultado do concurso, mas estava viciado. O listão deveria apresentar os candidatos melhor classificados na prova objetiva, juntamente com suas respectivas notas provisórias da prova discursiva. Porém, as notas desses candidatos não apareceram.
Além disso, a banca anexou na página do concurso dois gabaritos, um na página individual de cada candidato e outro na página geral do concurso. No entanto, em muitos casos, o gabarito anexado na área do candidato não coincidia com a prova feita pelo mesmo, levantando suspeitas de que a banca teria trocado o gabarito do candidato.
Mesmo após corrigir as redações e atribuir notas, a banca modificou os critérios de correção na noite passada, o que gerou insegurança nos candidatos. Diante da repercussão negativa, a banca removeu a lista do site, deixando incertezas sobre a revisão das notas dos candidatos, a recorreção das redações com os novos critérios e a inclusão dos candidatos que ficaram de fora da lista.
Até o momento desta terça-feira, 11/07/2023, às 20h30, a banca não se pronunciou nem publicou qualquer esclarecimento sobre o que realmente aconteceu. A impressão que se tem é que a banca perdeu o controle do concurso. A boa notícia é que o caso ganhou repercussão, e a pressão popular exigirá que a banca preste contas sobre esse concurso, seja de que forma for.