Soubemos há pouco, através de interlocutores da prefeitura de Caruaru, que a Secretária de Educação do Município, Sra Aline Tibúrcio Gomes de Araújo Silva, viajou essa semana (27/02 a 04/03) para o Rio de Janeiro com objetivo de fechar o edital da Educação Municipal. Após críticas de que o concurso do Município corria o risco de fadar ao fracasso devido ao excesso de expectativas frustrados após publicação de três editais com oferta de menos de 50 vagas no total, o certame da Educação é visto como estratégico, pois deverá trazer aos menos 500 vagas para as diferentes licenciaturas.
“A Secretária viajou para o Rio no início da semana para resolver pendências com o PCC (Plano de Cargos e Carreiras) e assim viabilizar o edital” – relatou ao Jaula, em reserva, uma pessoa próxima da Gestora. “A minuta do edital está pronta e já se sabe a oferta de vagas, acho que sai nestes 60 dias ou antes” – completou.
De fato, houveram rumores de que haveriam pendências burocráticas que travavam a publicação do edital, como a criação do cargo de professor de Educação Integral. Este cargo poderá ser ofertado no concurso. Entretanto, o PCC atual é de 2013 e está obsoleto para as exigências do mercado atual.
Importante destacar que em entrevista concedida a rádio Cultura FM de Caruaru no inicio de fevereiro (09/02), o procurador Dimitre Bezerra confirmou que o PCC foi encomendado ao Instituto IBAM e que, como o novo PCC estava sendo confeccionado pela própria banca, os dados aprovados deverão ser transcritos direto no edital, o que vai acelerar os trâmites do processo de publicação.