A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) foi escolhida para organizar os próximos concursos públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-SERTÃO). A seleção visa o provimento de cargos efetivos para técnicos administrativos de nível médio e superior, além de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) para a reitoria e seus campi.
O Jaula Cursos teve acesso aos documentos de contratação da banca organizadora, e os detalhes já estão disponíveis para os interessados.
Atualmente, o IF-SERTÃO dispõe de 48 códigos de vagas para professores EBTT e 27 códigos para cargos de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). As provas para os cargos de TAE não relacionados à área de Tecnologia da Informação contarão com 60 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Português;
- Informática;
- Legislação e Ética na Administração Pública;
- Conhecimentos Específicos.
Para os cargos de Técnico em Tecnologia da Informação e Analista de Tecnologia da Informação, as provas terão a seguinte distribuição:
- Português;
- Legislação e Ética na Administração Públicas;
- Conhecimentos Específicos.
Já o concurso para docentes será composto por três fases:
- Prova objetiva (classificatória e eliminatória);
- Prova de desempenho didático (classificatória e eliminatória);
- Prova de Títulos (classificatória).
A FUNDATEC estima que o concurso para técnicos administrativos em educação efetivos do IF-SERTÃO receba cerca de 2 mil inscrições. Para os professores de ensino básico, técnico e tecnológico, a expectativa é que o concurso atraia cerca de 3 mil candidatos. Vale ressaltar que a banca já atuou em Pernambuco, realizando o concurso da prefeitura de Itapetim.
Nos bastidores, havia especulações de que a banca FADE, responsável pela organização do concurso do IFPE, também poderia ser contratada para realizar o concurso do IF-SERTÃO. Isso porque, em princípio, as bancas FADE e FUNCERN, que estão organizando concursos para o IFPE, são bastante conhecidas na região. No entanto, o IF-SERTÃO possui uma reitoria própria e independente, o que tornou a escolha da FUNDATEC uma decisão estratégica e distinta do IFPE.
Vale lembrar que o IFPE já confirmou a realização de seus próprios concursos este ano, com a banca FADE organizando o concurso para cargos técnicos administrativos, e a FUNCERN encarregada dos concursos para professores. O concurso do IFPE prevê a oferta de 200 vagas, o que reforça a previsão de uma alta demanda de candidatos para a região.
Para mais detalhes sobre os cargos e as etapas do concurso, confira os conteúdos completos nas postagens do site.