O Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal no Município de Arcoverde, PE, tem sido marcado pela preocupação dos candidatos devido ao grau de dificuldade das provas de informática. A banca organizadora, IgEduC, tem sido elogiada pela elaboração de exames criteriosos que exigem conhecimentos sólidos na área.
Os candidatos têm relatado que a parte de informática, que abrange uma variedade de temas como ambientes operacionais (Windows e Linux), processadores de texto (Word e BrOffice Writer), planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice Calc), além de aspectos relacionados à segurança na internet, como programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome), correio eletrônico e redes sociais, tem sido particularmente desafiadora. Nos últimos concurso que a disciplina fopi exigida pela banca (PRIMAVERA/PE e TUPARETAMA/PE) a prova foi de tirar o fôlego.
“O exame demanda conhecimentos em segurança da informação, incluindo noções de vírus, worms e pragas virtuais, assim como o uso de aplicativos para segurança, como antivírus, firewall e antispyware” – pontou um candidato para equipe do Jaula. “Os procedimentos de backup e armazenamento de dados na nuvem (cloud storage) também são abordados – a banca tem um amplo espectro para elaborar questões” – destacou.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos candidatos, a qualidade das provas elaboradas pela banca IgEduC tem sido destacada. As isncrições do concurso da guarda de Arcoverde segue abertas até 10/04. As provas serão aplicadas no dia 19 de abril.