A prefeitura de Lajedo tem realizado convocações dos aprovados do concurso edital 2019/2020. O certame ofertou pouco mais de 100 vagas e teve desfecho ano passado, 2022 – devido a adiamentos resultantes da pandemia. Entregue o resultado final pela ADM&TEC – em 01 de julho de 2022 – o prefeito Erivaldo Chagas homologou o resultado final do certame. Em 15 de dezembro de 2022 – doravante, iniciaram-se as convocações. Após os atos do dia 15 – houveram novas convocações nos dias 09/01 e 13/01. Embora os atos admissionais tenham provocados ânimo nos candidatos contemplados, nos bastidores a situação é de preocupação. A convocação realizada no dia 09/01, por exemplo, foi revogada. Isso põe em xeque a segurança dos demais atos do concurso.
Nos bastidores, todavia, fala-se que o prefeito tem se arrependido de ter feito o concurso. O detalhe é que o certame foi fruto de um acordo entre o município e o MPPE. Feito o concurso e iniciada as convocações, segundo interlocutores próximos ao prefeito, ele tem tido flashs de euforia para assinar convocações e ao mesmo tempo convive com o dilema de não ter como entregar os cargos para seus apadrinhados políticos. Ainda em 21 de setembro de 2022, o Vereador Júnior da Rural chegou a expor o caso. Declarou na ocasião que o prefeito “andava” – prometendo empregos sendo que havia um concurso homologado. Dessa afirmativa, até o momento o prefeito não se pronunciou.
Segundo dados apurados pela equipe do Jaula, atualmente em Lajedo existem 1246 servidores contratados. Como se não bastasse, na prefeitura ainda existem empresas terceirizadas que incorporam cargos de atividades-fim, que deveriam ser prestadas por servidores de Carreiras, como a empresa SOSERVI. A revogação do ato de convocação dos candidatos publicada no dia 09 tem causado estranhamento pois a lista é composta predominantemente de professores, e nos próximos 10 dias começa o ano letivo.
O Jaula se coloca a disposição do gestor para esclarecimentos, caso julgue necessário.