O Prefeito do Recife, no uso de suas atribuições e considerando a solicitação da Secretaria de Infraestrutura, tomou a decisão de autorizar a realização de um Concurso Público para o preenchimento de vagas dos cargos estabelecidos pela Lei Municipal nº 19.013, de 16 de dezembro de 2022. A solicitação foi formalizada no ofício n° 1841/2023 – SEI nº 15.007922/2023-83.
Conforme a Portaria nº 1387, publicada em 11 de outubro de 2023, o prefeito determinou a constituição da Comissão responsável pelo Concurso Público, que irá abranger vagas da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife – EMLURB e da Autarquia de Urbanização do Recife – URB. A Comissão será presidida por Maria Inez Perrusi Oliveira, Diretora Executiva de Gestão de Pessoas da Autarquia de Urbanização do Recife – URB.
A composição da Comissão inclui os seguintes membros:
I. Adriano Freitas Ferreira; II. Doeres Poroca Correia; III. Arlindo Cavalcanti de Albuquerque Neto; IV. Mônica Gertrudes de Campos Albuquerque; V. Rebecca Pereira Greenhalgh Santos Correia; VI. Mônica Valéria Belo da Costa.
A Comissão terá diversas atribuições, incluindo a elaboração do termo de referência, solicitação de propostas para contratação de uma entidade com reconhecida notoriedade na execução de concursos e seleções públicas, definição das diretrizes para a elaboração do Edital pela entidade contratada e acompanhamento de todas as etapas de execução do Concurso Público. A Comissão também terá autoridade para resolver casos omissos no Edital, de acordo com as disposições legais, e convocar especialistas, se necessário.
A expectativa do Concurso é de 390 vagas para os cargos a seguir:
- Analista Administrativo;
- Analista de Gestão Contábil;
- Analista de Gestão Administrativa (Administrador, Psicólogo, Economista, Assistente Social e Bibliotecário);
- Analista de Gestão Social (Assistente Social, Psicólogo e Sociólogo);
- Analista de Obras e Projetos (Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Segurança do Trabalho);
- Analista de Tecnologia da Informação;
- Analista Jurídico e Analista Técnico (Edificações, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Administração, Contabilidade, Topógrafo, Arquivista, Desenhista Cadista, Geoprocessamento, Ambiental e Eletrônico).
A Portaria estabelece que os trabalhos da Comissão iniciam-se na data de sua publicação e encerram-se na data da publicação da homologação do resultado do certame.
Com a autorização para a formação da Comissão, o município do Recife dá um importante passo em direção à realização de um concurso público que visará a atender às necessidades da administração municipal e oferecer oportunidades de emprego na região.