Em entrevista ao podcast Vixe Cast (YOUTUBE), o prefeito de Moreilândia, Teto Teixeira, anunciou que o município realizará um novo concurso público neste ano. O prefeito frisou que, apesar de ter identificado diversas irregularidades no concurso realizado pela empresa ASCOMPREV, como o uso de questões plagiadas e a contratação de uma banca possivelmente suspeita, decidiu não cancelar o certame imediatamente para evitar lesões ao erário municipal.
Teto Teixeira deixou claro que seu objetivo é que tanto a ASCOMPREV quanto o ex-prefeito sejam responsabilizados pelas despesas causadas pelas falhas no processo seletivo. Os candidatos prejudicados devem ter suas despesas custeadas.
O concurso 2020 deve cobertura do Jaula Cursos; para o cargo de Fisioterapeuta, por exemplo, foram 11 questões plagiadas, além de relatos de pacotes de prova sem lacre. Apesar da situação gerar divisões de opinião, uma vez que muitos dos candidatos aprovados são de outros municípios e não têm vínculo com a gestão, há relatos de candidatos ligados à administração que obtiveram notas máximas, o que levanta suspeitas de favorecimento.
A questão chegou a ser discutida no Tribunal de Contas e no Ministério Público, com recomendações para que o prefeito não procedesse com as nomeações dos aprovados. Os candidatos aprovados e sem relação com qualquer fraude chegaram a realizar protesto, que infelizmente não surtiram o efeito esperado. O último concurso da cidade aconteceu em 2012, oferecendo 88 vagas, e desde então o município tem contado com cerca de 170 servidores temporários, segundo dados mais recentes do TCE. Agora, a expectativa é de que o novo concurso resolva a situação e atenda às necessidades do município de forma mais transparente e eficiente.