A Prefeitura de Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, vive uma longa fase sem a realização de concursos públicos. O último certame aconteceu em outubro de 2011, oferecendo 276 vagas, com execução da banca IDHTEC. Desde então, a cidade não promoveu novos concursos, gerando crescente preocupação sobre a carência de servidores efetivos na administração pública municipal.
Em 2020, a prefeitura chegou a firmar contrato com a IDHTEC novamente e iniciou os preparativos para a realização de um novo concurso. Contudo, o projeto não avançou, e os planos foram abandonados sem maiores explicações.
Em 2023, a situação chamou ainda mais a atenção das autoridades. Em março, durante a 24ª Sessão do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), ficou claro que havia uma necessidade urgente de um novo concurso para a prefeitura, devido ao grande número de servidores temporários, com grande parte dos cargos ocupados por contratos precários.
A situação foi agravada em janeiro de 2023, quando o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação à administração municipal, sugerindo ajustes nas contratações de servidores e a realização do concurso público, com o objetivo de assegurar a transparência e a efetividade nos processos administrativos. Em abril de 2024, o MP voltou a recomendar a regularização dos servidores temporários e a realização do concurso.
Após essas demandas, o prefeito de Santa Filomena declarou que a administração estava em fase de planejamento de um novo concurso público. Contudo, até o momento, a iniciativa não se concretizou, deixando a população e os servidores temporários com incertezas sobre o futuro da contratação de novos profissionais para a prefeitura.