Concurso Confirmado

Prestes a publicar edital, prefeitura de São J da Coroa Grande PE possui 579 servidores com contratos temporários

O Concurso Público do Município de São José da Coroa Grande PE teve edital confirmado na tarde desta quarta, 26/10. Segundo comunicado feita pelas redes sociais da prefeitura, 400 vagas serão ofertadas, para cargos dos níveis Fundamental, Médio e Superior. Os salários podem chegar a R$ 11.000,00. A IAUPE executa o certame e as inscrições poderão ser realizadas pelo site http://www.upenet.com.br/. As provas serão aplicadas nos dia 08 e 22 de janeiro de 2023.

Apesar de ainda não confirmar quais cargos serão ofertados no concurso, o Jaula Cursos estima vagas para cargos da Educação, Saúde, Segurança Pública, Setor Administrativo e Limpeza Urbana. Nas redes sociais já se começa a conjecturar as possibilidades do concurso. Apesar de confirmar um edital com um número robusto de vagas (400) – segundo apuração do Jaula a demanda do município é maior.

Segundo dados do portal da transparência, apurados por Jaula com exclusividade, o município conta com 1130 servidores. Deste total, apenas 330 são efetivos – o que equivale a 29% da mão de obra total do município. 221 são comissionados e de confiança (19%). 579 são contratados mediante vínculo temporário por excepcional interesse público (51%). De praxe, os contratos temporários devem ser substituídos por vínculos efetivos. Neste sentido, a oferta no concurso é menor do que o esperado.

De fato, é verdade que dificilmente o prefeito faz um concurso completando toda demanda da cidade. Além disso, há contratos que são temporários e efêmeros, como acontece com a admissão de servidores da saúde em momentos de crise. A oferta confirmada atende 70% da demanda da cidade e apesar de ter agradado a comunidade dos concurseiros abre uma pequena margem para convocação dos aprovados além das vagas – havendo necessidade no município.

O Jaula considera que após a divulgação da lista dos aprovados, as convocações devem ocorrer de modo relâmpago – devido a urgência do município. Em 2021 o MPPE instaurou inquérito para investigar burla a regra do concurso público na cidade. Com o controle do MP o processo tem tudo para ocorrer de maneira celere.

A lista dos contratos temporários esta no anexo:

Posts relacionados
Concurso Confirmado

Concurso de Itapissuma/PE terá 4 polos de aplicação de Provas

O Município de Itapissuma, em Pernambuco, abriu inscrições para seu Concurso Público, com um…
Leia mais
Concurso Confirmado

Por que os Deputados Defensores de Concursos Não Exigem um Novo Concurso na ALEPE?

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) enfrenta uma crescente demanda por pessoal, com 226…
Leia mais
Concurso Confirmado

Prefeitura de Flores/PE ratifica dispensa de licitação para realização de Concurso (Educação)

A Prefeitura Municipal de Flores, através de sua Comissão Permanente de Licitação (CPL)…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?