Neste domingo, 03/07 – pouco mais de 2000 candidatos disputaram as provas do concurso público da Prefeitura de Sanharó. A banca FUNVAPI executou o certame. Apesar do status de concurso pequeno, devido a oferta de 40 vagas, a banca trouxe uma prova bem elaborada. Supreendeu até os candidatos mais bem preparados.
Para os cargos dos níveis médio e fundamental a queixa foi em cima de matemática. “A banca conseguiu complicar temas simples” – disse Israel Lucena, inscrito para o cargo de Motorista. Para cargos da Área da educação a parte específica encurralou os candidatos. Para o candidato Wellington a banca se esquivou do tradicional. Segundo ele, a concorrência, por vivenciar o concurso do estado (SEE-PE 2022) atualmente deve ter chegado na prova com outro viés. “A banca FUNVAPI e Cebraspe tem propostas de provas bem diferentes, mesmo cobrando o mesmo assunto.” – destacou O Jaula já notificou noutras materias que a banca FUNVAPI é muito peculiar na forma de exigir os conteúdos. O estudo tem que ser direcionado e exclusivo para o concurso que ela executa.
A equipe do Jaula analisou a prova e a considerou muito conteúdista. Apesar das queixas, a previsão é de notas altas. A banca FUNVAPI executou os concursos de Venturosa e Jupi, recentemente, e isso maturou os candidatos para as provas aplicadas hoje. Sobre a abstenção, a previsão é de um número elevado, devido as chuvas que atrapalhou a ida dos candidatos até os locais de provas. Na região haviam estradas que ficaram intrasitáveis.
Segundo o edital, ainda hoje ocorrerá a divulgação dos gabaritos (04/07). O resultado parcial está previsto para ser publicado em 19/07. 23/08 acontecerá a divulgação do resultado final. Apesar do otimismo, o Jaula prever a convocação dos aprovados apenas para o início de 2023 (devido a janela eleitoral).