Concursos Previstos

Reajuste é concedido a servidores da Câmara de Água Preta/PE em meio à ausência de efetivos

Em meio à ausência total de novas admissões efetivas desde 1986, a Prefeitura de Água Preta (PE) sancionou, na última quinta-feira (6), a Lei Municipal nº 2011/2025, que concede reajuste salarial aos servidores da Câmara Municipal.

De acordo com o texto, o vencimento básico dos servidores comissionados passa a ser de R$ 1.518,00, equiparando-se ao novo valor do salário mínimo nacional, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2025. Além disso, os servidores efetivos ativos e inativos da Casa Legislativa receberão um reajuste de 7,5% em seus vencimentos.

O dado mais surpreendente, porém, é que não há efetivos admitidos por concurso público na Câmara desde 1986. Na época, os processos seletivos ainda não seguiam o modelo atual de concursos: os interessados realizavam uma inscrição presencial, informavam quem os havia indicado e eram selecionados por um sistema informal, baseado em recomendação.

A sanção da nova lei foi feita pelo prefeito Antonio Manoel da Silva, após aprovação unânime do projeto pela Câmara Municipal, que propôs o reajuste por meio de sua Mesa Diretora.

A medida reacende o debate sobre a necessidade de realização de concurso público para suprir o quadro funcional da Câmara, que há quase quatro décadas opera sem a renovação de servidores efetivos, o que compromete os princípios constitucionais de acesso igualitário ao serviço público e profissionalização da administração legislativa.

Com os reajustes, as despesas serão custeadas por meio das dotações orçamentárias já previstas para o exercício de 2025. A lei já está em vigor desde sua publicação oficial. Importante ressaltar que há uma determinação de 4 de dezembro de 2024 (processo nº 24100679-0) para que a casa Legislativa faça seu referido concurso, após a auditoria identificar irregulares graves. A presidência da casa não se pronunciou oficialmente sobre o planejamento de novo certame.

Posts relacionados
Concursos Previstos

MPPE Apura Irregularidades na Contratação de Servidores em Moreilândia/PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou, no dia 14 de julho de 2025, um…
Leia mais
Concursos Previstos

Casas de Acolhimento de Pernambuco enfrentam urgência por Concurso

As Casas de Acolhimento do Estado de Pernambuco, instituições responsáveis por garantir…
Leia mais
Concursos Previstos

Câmara de Macaparana é Alvo de Julgamento do TCE por Falta de Concurso

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular a gestão de pessoal da…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?