Os candidatos que realizaram o concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco devem guardar a euforia após a publicação do resultado final do concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco. Apesar do resultado ter sido publicado ontem (14/09), e ser considerado pela banca DEFINITIVO, acontece que a banca pode ter trocado os gabaritos de parte dos candidatos. Pelo fato de existir 2 tipos de provas, existe a possibilidade da banca ter usado um gabarito para fazer a correção de uma prova que não tem conexão com ele.
Para o cargo de professor de Educação Física, por exemplo, foram inúmeras as queixas. O Candidato Paulo “Dubone”, relatou que a banca disponibilizou 2 gabaritos. Um para consulta individual do candidato e outro na aba “Provas e Gabaritos”. “São gabaritos diferentes. No que foi publicado na página “Provas de Gabaritos” acerto o suficiente para entrar no listão. No que está na minha página não. São mais de 15 questões com gabarito alterado” – relatou. A queixa de Paulo “Dubone” não é isolada.
O Candidato Victor André, estava confiante ao ver o listão. Também foi outro que ficou fora da classificação publicada pela banca. “A banca não computou as questões que foram anuladas, conforme expresso no item 8.12.7 do edital. Se ela tivesse considerado eu teria entrado”, relatou com tom de preocupação. Pelas redes sociais, o candidato Gilson Chagas escreveu que obteve nota maior do que as pessoas que estão na lista para seu cargo. Classificou a banca como IRRESPONSÁVEL.
Caso o equívoco seja comprovado, as implicações para o concurso são sem precedentes. Uma mudança de ao menos 10% dos classificados poderia significar o colapso do certame. A banca teria que publicar nova classificação. Remanejar os prejudicados, tirar da lista candidatos que hoje estão aprovados. O Jaula Cursos recomenda que os candidatos classificados sejam prudentes e evitem exposição. Até porque essa situação era previsível. Os próximos dias serão de muita tensão.
Nos próximos dias deve ser aberta a etapa dos recursos. Novo cronograma será publicado. Caso a banca desconsidere as falhas que ela eventualmente cometeu, todo o concurso poderá ser prejudicado e existe o risco de entrar numa seara judicial.