A Secretaria de Cultura de Pernambuco, SECULT-PE – distribuiu comunicação interna onde apresenta o novo Plano Estadual de Cultura de Pernambuco. O Plano foi construído mediante rodas de diálogo que iniciaram em 2018 e envolveu mais de 1.283 pessoas, que representam 138 municípios Pernambucanos. O documento foi acessado através do portal SEI PE pelo Jaula Cursos, e está sob o número: 2000000008.006005/2022-14.
Entre os objetivos estratégicos, destaca-se a Ação estratégica.34 – conforme segue:
Estruturar sistema de cargos, carreiras e salários, com garantia de realização de concurso público, com preenchimento de quadro técnico efetivo do Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco e disponibilização de vagas para representações regionais, com garantias de critérios de inclusão regional, étnico- racial, de gênero, sexualidades e para pessoas com deficiência.
Desta feita, o plano prevê a estruturação de PCC (Planos de Cargos e Carreiras) da Secretaria mediante a realização de novo Concurso Público. Apesar do comunicado, o movimento para realização de novo Concurso Público pela Secretaria ainda é embrionária. O Jaula Cursos estima que ocorra movimentação apenas no segundo semestre de 2023.
Será a primeira vez que a Secretaria de Cultura de Pernambuco irá realizar seu concurso público. A pasta realiza trabalho assistencial de forma a fomentar a cultura popular do estado, assim como publica e divulga editais culturais.
A expectativa é para vagas nos níveis Médio e Superior. Sendo distribuídas para cargos como os apresentados a seguir: Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento ; Gestor Cultural; Cientista Social, Antropólogo, Sociólogo; Arqueólogo, Geólogo, Historiador, Filosofo, Assistente Social, Agente Administrativo, dentre outros.