O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) aprovou em nova assembleia geral realizada nesta terça-feira (28) o “Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira”. O movimento acontecerá no próximo dia 11 de abril e interromperá todas as atividades pedagógicas nas escolas estaduais e locais de trabalho da educação da rede estadual de Pernambuco como forma de protesto.
A principal reivindicação da categoria é a repercussão do reajuste de 14,95% do piso do magistério na carreira de todos os servidores da Secretaria de Educação, que ainda não foi atendida pelo Governo Estadual. Já houve duas rodadas de negociação entre Sindicato e Governo, mas nenhuma proposta sobre o reajuste foi apresentada até agora.
A paralisação ocorrerá na véspera de uma nova rodada de negociação entre o Sintepe e o Governo do Estado. Na semana que antecede o dia 11 de abril, o Sindicato fará mobilizações nas escolas de toda a rede estadual de Pernambuco, conscientizando professores, analistas e administrativos da importância de paralisar todas as atividades pedagógicas neste dia.
O Sintepe vai incentivar o debate sobre a pauta de reivindicações dos servidores da Secretaria de Educação, que inclui vários itens de defesa do direito à educação. Além disso, a Assembleia também tratou das negociações em torno da crise do SASSEPE e dos demais itens da pauta de reivindicações, como a convocação de mais servidores do concurso público, regularização dos pagamentos do Precatório do Fundef, pagamento da Ação do IPSEP, entre outros.
Fonte: https://sintepe.org.br/2023/03/28/trabalhadores-em-educacao-aprovam-dia-estadual-de-paralisacao-da-educacao/
Foto: JC on-line