O Vereador Tadeu Calheiros exigiu nomeação dos aprovados no concurso da Secretaria de Saúde do Recife/PE para o cargo de Agente Comunitário de Saúde – edital 01/2020. Conforme o vereador, existe um déficit considerável do quantitativo desses profissionais na capital, uma vez que há 420 vagas para o cargo de ACS, enquanto 162 aprovados aguardam nomeação. Ele ainda fez um paliativo com as vagas ociosas que existem para o cargo de Agente de Endemias e Agente de Saúde Ambiental, afirmando ter 85 profissionais à espera de serem chamados também.
A insatisfação maior do vereador se deu após a aprovação da Emenda Constitucional nº 120/2022, que estabelece o piso da categoria e dispõe sobre o custeio dos seus vencimentos. Segundo Tadeu Calheiros, o problema se tornou ainda menos justificável e pontua sobre: “O custeio desses servidores ficará a cargo da União, que deverá repassar recursos para os demais entes federativos. Ou seja, não vai gerar impacto econômico nenhum no município do Recife. Vai gerar saúde”.
Diante da situação, a Câmara do Recife PE aprovou o requerimento do vereador Tadeu Calheiros e sugeriu comissão para tratar o problema em questão.