Editorial

Aflição: Concurso da SEE-PE (Educação Especial e Música) estagna sem data de desfecho

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE), que no início de 2022 anunciou um concurso oferecendo 155 vagas para professores de música e educação especial, com formação de cadastro de reserva, encontra-se em uma situação delicada. Após um ano e sete meses da abertura do certame, que contava com provas objetivas, discursivas, práticas e avaliação de títulos, o processo está paralisado na fase de provas práticas.

O cargo de Intérprete de Língua Brasileira de Sinais é o principal impedimento para a continuidade do concurso, já que a prova prática para esta função foi adiada. Prevista para ocorrer em 03 e 04 de junho de 2023, a prova teve sua data alterada, sem um novo prazo divulgado. Esta mudança inesperada, assinada no dia 2 de junho de 2023 pela Secretária de Educação Estadual Ivaneide de Farias Dantas tem causado aflição entre os candidatos.

Informações obtidas pelo Jaula indicam que a organizadora do concurso, o CEBRASPE, enfrentou dificuldades para contratar avaliadores locais para a etapa prática. Há testemunhos de que a banca estava prestes a contratar profissionais sem a formação adequada para a função. Ao tomar conhecimento da situação, a administração da Educação Estadual optou por prorrogar a aplicação das provas até que a organizadora resolvesse suas dificuldades.

Enquanto a situação não se resolve, os candidatos aguardam ansiosamente uma posição oficial da Secretaria de Educação Estadual e Banca sobre os novos prazos. Este impasse prejudica todos os cargos do edital e impede o desfecho do concurso.

Vale ressaltar que, desde a publicação do edital em 2022, o concurso já era objeto de críticas, por não contemplar profissionais de apoio escolar para atuar com estudantes autistas ou superdotados. Desta forma, o atendimento especial ficou restrito a estudantes com problemas de visão e surdos.

Os candidatos, e a comunidade da educação especial em geral, aguardam agora por resoluções e uma nova data para a continuidade do concurso, para que possam seguir suas carreiras e ajudar na formação de estudantes que necessitam de cuidados especiais.

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