No último dia 23/12 foi realizada a disputa do pregão pra escolha da banca que deverá assumir o concurso público da prefeitura de Brejo da Madre de Deus-PE. Concurso aliás de médio porte para cidade. A oferta é de 292 vagas. Na disputa pelo menor preço, a banca Assege Concursos trouxe a melhor proposta. O cotação inicial era de 85 mil. A banca promete realizar o certame por 27 mil.
Jaula acompanhou a licitação ao vivo na sala de disputa, por meio do site licitacoes-e.com.br, afiliado ao banco do Brasil. O acesso foi difícil. 4 bancas participaram da disputa, que começou acirrada. Após a proposta da banca Assege, entretanto, nenhuma licitante teve coragem de se opor. Segundo relatos de pessoas ligadas a logística de certames, o preço exigido pela banca não dar condições ao menos da empresa honrar despesas básicas, como pagamento de fiscais para aplicação do certame e impressão dos cadernos de prova.
Com efeito, a banca Assege foi fundada em 2001. Há relatos que no ano de sua fundação realizou concurso. Após esse start, a banca passou 19 anos inativa dentro do segmento. Em 2020 assumiu 2 concursos: Câmara Municipal da cidade de Rafael Jambeiro e Prefeitura Municipal de Serra Preta, ambos municípios localizados no estado da Bahia. Somando a oferta dos dois concurso o número de candidatos que irá selecionar não passa de 16. Para acessar o site da banca clique aqui. O sócio Majoritário da banca (João Jorge da Conceição Lima) já foi envolvido em fraudes de licitação. Mas vamos tratar dessa questão noutra matéria.
Os concurseiros estão preocupados com o desfecho da escolha da banca da prefeitura de Brejo. Afinal, vai ser um concurso movimentado. A expectativa é de 15 mil inscritos. O prazo para impugnar a licitação é até amanhã. O ministério público já começou a receber denúncias. De fato, o tipo de licitação adotada pela prefeitura favoreceu esse unicórnio. Não se levou em conta o know how das empresas. Jaula já havia alertado do risco. Se homologada essa escolha de banca, o edital pode sair no inicio de Janeiro, ou seja: semana que vem. Em acordo com o ministério público, o prefeito havia prometido publicar o edital ainda em 2020. O tempo está muito apertado.
Mais informações a qualquer momento.