Editorial

Com 1.120 temporários, prefeitura de Araripina completa 14 anos sem concurso

Da última vez que um edital de concurso público foi publicado em Araripina o Jaula não tinha nascido. Isso remota há 2009. Na época, 520 vagas foram ofertadas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. A banca foi a APROJEPLAM LTDA. Apesar de na época assumir concurso públicos, a banca tinha registro na Receita como “provedor de internet”. Todavia, o concurso feito naquela ocasião, sob a gestão do prefeito Lula Sampaio, não foi contestado e seu desfecho ocorreu com êxito.

Passados 14 anos, 15 seleções simplificadas foram realizadas no município, a mais recente em 25 de abril de 2022, com oferta de 110 vagas. Em 2021, houve outra. Nesta, a disponibilidade foram de 329 vagas. Somadas as últimas seleções, menos de 500 vagas foram disponíveis para sociedade através de processos seletivos públicos. Os dados são do portal da transparência. O valor ainda está longe dos 1.120 contratos temporários atuais. Não precisa ser um gênio para entender porque o Tribunal de Contas identificou na cidade centenas de contratos ilegais. A determinação do Tribunal, foi para que o prefeito Raimundo Pimentel executasse novo concurso público.

Apesar da determinação, o gestor atual não se manifestou até o momento sobre a possibilidade de realização de novo certame. Com efeito, nas redes sociais candidatos tem comparado as determinações do TCE a notas de repúdio, ou seja: sem efeito prático. Apesar do Tribunal fazer um trabalho de excelência através de suas auditorias, raro são os gestos de cumprimento. Além disso, é notável a dificuldade do Tribunal em monitorar a aceitação e cumprimento de suas determinações no curto prazo.

Apesar da letargia, é importante ressaltar que na cidade já existe uma corrente de vereadores pró-concurso, tendo articulado com o TCE uma intervenção para que novo certame seja feito. Se o Tribunal se empenhar, junto com o Ministério Público, é possível ter um fio de esperança. Sem isso, dificilmente novo Concurso no Município, no curto ou médio prazo, irá ocorrer.

Posts relacionados
Editorial

STF Valida Contratação de Servidores pelo Regime CLT e Causa Preocupação entre Concursandos

STF decidiu, nesta quarta-feira (6), que a Emenda Constitucional 19/1998, que permite a…
Leia mais
Editorial

Justificativa Eleitoral: o que acontece se o concurseiro não votar?

Concurseiros que não puderem votar nas próximas eleições devem ficar atentos à necessidade de…
Leia mais
Editorial

Quais as Principais Partes de um Edital de Concurso Público?

O edital de um concurso público é o documento oficial que estabelece todas as regras do…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?