Concursos Abertos

Concorrência do Concurso SEE/PE 2022 – Professores deve ser publicada na semana da prova

O concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco para o cargo de professor tem mexido com os nervos dos candidatos. Não bastasse a complexidade do edital, a possibilidade de inscrição para mais de um polo/GRE/Disciplina abriu precedentes para que o candidato possam a partir da concorrência optar pela vaga que deseja escolher. No entanto, a demora da banca em divulgar dados da demanda candidato/vaga tem desafiado a paciência dos Concurseiros.

De fato, a banca CEBRASPE tradicionalmente faz a publicação da concorrência. Todavia, segundo dados apurados por Jaula, essa divulgação em alguns casos chega a ocorrer 72horas antes da momento das provas. Neste sentido, os Concurseiros poderão esperar até a véspera do exame para poder decidir que polo/concorrência irá preferir travar seu duelo.

No concurso da Secretaria de Educação de Alagoas, edital 2021, por exemplo – a banca publicou a demanda candidato/vaga com prazo alongado. Dia 13/10/21 ocorreu a divulgação da concorrência. No dia 17/10/21 houve a aplicação das provas (4 dias de antecedência). No concurso SEDUC-AL 2018, os nervos dos candidatos foram testados no seu limite: provas aplicadas dia 01/04/2018 e concorrência sendo publicada dia 29/03/2018 (3 dias de antecedência). Esses exemplos foram de concursos recentes cujo demanda foi para os cargos de professor, ambos em âmbito estadual. Para citar um exemplo mais recente, porém de outra área, dia 24/07/2022 houve aplicação de provas para selecionar novos servidores para o Ministério Público de Sergipe (edital Cebraspe MP-SE 2022). A concorrência deste concurso saiu dia 21/07 – portando 2 dias antes da data da prova.

Um detalhe importante é que a banca divulga a concorrência respeitando os critérios de escolha dos candidatos. No concurso de Alagoas 2021, os candidatos escolhiam a disciplina e a escola onde desejavam disputar vaga. Seguindo este critério a concorrência foi divulgada: demanda de inscritos por disciplina e escola. Já no concurso de 2018 o candidato escolhia a disciplina e a GRE de interesse. Da mesma forma a concorrência foi divulgada. É provável que em Pernambuco seja publicada a concorrência por disciplina e lotação – o que vai seguir o protocolo de inscrição dos candidatos.

O Jaula tentou entrar em contato com a banca CEBRASPE para pedir uma estimativa de publicação da demanda candidato vaga. O contato foi feito por e-mail. Até o fechamento desta matéria a banca não respondeu.

No anexo modelo de concorrência publicado pela banca:

Posts relacionados
Concursos Abertos

Banca IGEDUC é Notificada Publicamente por Atrasos no Concurso de Surubim

A Secretaria de Administração de Surubim emitiu uma notificação pública direcionada ao…
Leia mais
Concursos Abertos

Concurso para "Técnico(a) de enfermagem" em Timbaúba PE oferece 48 vagas

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Timbaúba, organizado pelo…
Leia mais
Concursos Abertos

Candidatos ao concurso de Primavera PE realizarão provas apenas em Fevereiro/2024

A Prefeitura Municipal de Primavera, em Pernambuco, está com inscrições abertas para um concurso…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?